O sono do bebê: 3 dicas que me ajudaram muito!

Olá! Tudo bem?! Hoje vamos falar sobre o soninho do bebê! Com apenas dois meses as gêmeas conseguiram dormir a noite toda! Pedro Miguel conseguiu somente à partir dos seis meses.

Quando eu tive Pedro eu não tinha muita experiência em fazer bebês dormirem. Eu tive que pesquisar muito, obter dicas das mamães experientes e assim formular as minhas próprias orientações de acordo com o que eu conseguia fazer. Cólicas, desconfortos entre outras coisas os bebês recém-nascidos tem, mas temos que ir vencendo aos poucos. Se seu bebê tem esses desconfortos, não se preocupe, você poderá usar essas dicas, mas vá ao pediatra e veja o que pode ser feito. Um remedinho sempre ajuda!

Quando as gêmeas completaram dois meses e meio, mais ou menos, elas começaram a dormir a noite inteirinha! Eu nem acreditei! Até hoje sigo a rotina que eu criei e deu super certo!

Quero destacar aqui que cada criança é única e cada uma vai reagir a sua maneira, de acordo com suas limitações, mas testar algumas dicas sempre é bom e não custa nada, não é mesmo?!

Vamos às dicas!!

1. Crie uma rotina e seja fiel aos horários

Os bebês adoram rotina!! Eu não consegui fazer isso com Pedro, por isso que ele demorou tanto para dormir à noite toda. Com as gêmeas eu segui à risca! E funcionou! Procure fazer as mesmas coisas com seu baby durante o período da noite. Se vai ler uma estória, tente ler no mesmo horário. A hora de mamar, do banho, hora da estorinha… enfim, crie sua rotina e seja fiel.

2. Banho de ofurô

Pode ser em um balde ou mesmo no ofurô que ele vai relaxar e se sentir muito bem. Com uma água morna, eu colocava óleos para bebê ou umas três gotinhas do perfume que ele usava para dormir. Quando recém-nascido não coloca o perfume, somente após os três meses. Esse tipo de banho ajuda a aliviar as cólicas e ajuda o bebê relaxar, a ter a sensação de estar na barriga da mamãe. Eu amava fazer isso! É maravilhoso!

3. Ajude o organismo do bebê a produzir Melatonina – apague as luzes

Seu baby é muito pequenino e não sabe quando é dia ou quando é noite. Você precisa ensinar isso para ele. Foi o que eu fiz. Achei essa dica super valiosa, pois eu não tinha noção disso e quando o bebê chorava a primeira coisa que eu fazia era ascender as luzes! Outra coisa importante é que a luz ajuda a liberar no organismo do bebê o hormônio do sono, a melatonina. Esse hormônio é responsável por nos ajudar a adormecer. Ele é expelido pela glândula pineal no cérebro e sua produção aumenta com a ausência de luz. Na madrugada a produção da melatonina é bem maior. Se seu baby acordar durante a madrugada para troca de fralda ou mamar, ascendendo apenas o abajur, ele voltará a conseguir dormir. Fiz isso e me ajudou demais! Nesse caso seu baby deve dormir beeeem mais se ele estiver no escurinho! Certo!

Espero que com essas três dicas o neném aí consiga dormir tranquilo e bem. Espero ter ajudado! Se você tiver mais dicas deixa aqui nos comentários! Vou adorar saber!

Beijossss! Deus abençoe!

Por Adriana Nery – Mamãe Educa

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑