O cuidado na escolha dos utensílios plásticos para crianças: O que é Bisfenol A?

Olá, tudo bem? Hoje vamos falar de um inimigo invisível, que muitas vezes pode ser falado como exagero, mas quando se trata de nossa saúde e a saúde das crianças, todo cuidado é pouco.

Muitas mamães se preocupam na introdução da fórmula em escolher as mamadeiras ou na introdução alimentar em escolher os utensílios plásticos para as crianças. Isto é natural, pois a maioria das pessoas não pensam em utilizar mamadeiras de vidros ( o que acho que seria mais saudável ) ou utensílios como pratinhos, copos de vidros, que não tem fácil nem mesmo para comprar nas lojas. Então, a escolha dos plásticos tem que ser de suma importância e levar em consideração todos os cuidados possíveis em sua utilização. Vou explicar porquê!

Os plásticos e o BPA

Geralmente, os plásticos são feitos de substâncias químicas extraídas do petróleo. E como sabemos que o petróleo não é renovável contribui bastante para a poluição do meio ambiente. Existem plásticos que são feitos de uma substância chamada policarbonato que faz parte de grupos de polímeros de cadeia longa que são extraídos do petróleo. E para a fabricação do policarbonato mais utilizado na fabricação dos plásticos, é utilizado uma substância chamada Bisfenol A ou BPA. E como ocorre a contaminação? O BPA se “desprende” do plástico através de uma elevada temperatura ou até mesmo em temperatura ambiente e se instala no alimento. Se estar presente em mamadeiras ela vai para o leite, se estar nos pratinhos ela vai para a comida. Se estar presente na encanação ou no galão de água, vai para a água.

Estudos foram feitos nos EUA que o Bisfenol A estava contribuindo para doenças cardíacas, puberdade precoce, doenças respiratórias, infertilidades e Câncer. Existem estudos que pode haver alterações no comportamento das pessoas como ansiedade, podem atrapalhar o organismo nas funções endócrinas, diabetes e alterar o funcionamento do hormônio feminino estrogênio. Após essas descobertas varios países como Canadá, China, países da Europa baniram a utilização do bisfenol na fabricação dos plásticos. No Brasil varias empresas já retiraram a substância da fabricação.

Os cuidados e onde podemos encontrar o BPA?

É recomendável que todas as pessoas, principalmente crianças pequenas e gestantes devem se manter longe de plásticos que possam conter a substância.

O BPA pode ser encontrado utensílios plásticos em geral, em encanação de casas, em computadores, garrafas plásticas de modo geral, em materiais médicos e dentários, revestimentos dos enlatados enfim… Mas o que quero é ressaltar um alerta para as mamães na escolha das mamadeiras, chupetas, brinquedos e utensílios plásticos para as crianças. Verificar se o material plástico vem com emblema BPA FREE, que quer dizer: livre de Bisfenol A.

Outra observação importante é a verificação do material que estar utilizando através da leitura simbólica do tipo de plástico (ver foto), geralmente vem no fundo do material ou em seu rótulo. Os plásticos de número 2, 4 e 5 são considerados melhores.

Imagem Google

Espero que este post possa ajudar você a escolher melhor os plásticos na sua casa! O mais importante é nossa saúde e a saúde dos nossos filhos. Às vezes tratam como exagero, mas acredito que quanto mais cuidado tomarmos melhor! Escolha bem seus plásticos e principalmente os utensílios do seu bebê!

Bjsss Deus abençoe!

Por Adriana Nery – Mamãe Educa

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑